É bem provável que você tenha algum dente restaurado com  Amálgama, conhecidas popularmente por restaurações metálicas, ou talvez conheça alguém que tenha essas restaurações, não é mesmo?

Elas foram muito usadas ao longo de anos na Odontologia por serem consideradas  materiais duráveis, mas hoje, é possível que as restaurações dentárias sejam feitas com resina, uma forma estética e segura (sabemos que as amálgamas liberam mercúrio considerado tóxico). 

(restauração com amálgama)

As Restaurações (com resina) são consideradas  um procedimento versátil e estético, porque elas reproduzem o formato e cor original dos dentes, não ficando visíveis na boca, diferente do que acontecia nas restaurações metálicas. Além disso, muita gente não sabe que é possível efetuar a troca das restaurações de amálgamas pelas resinas.

O que é uma Restauração com resina?

Restauração com resina é um procedimento realizado nos consultórios odontológicos para reconstrução de dentes, seja porque passaram por um processo de cárie, fratura ou mesmo por não terem um formato que agrada o paciente. Hoje, a Restauração com resina é bem utilizada por conta da sua qualidade, estética e custo benefício. Ela é praticamente idêntica a um dente. Veja abaixo: 

(restauração com resina)

Uma pequena desvantagem desse tipo de procedimento é a durabilidade, que geralmente é menor quando comparada às restaurações de amálgamas. Isso se deve ao fato da dependência do material à habilidade do profissional que executa, hábitos dos pacientes e remanescente dental que precisará ser restaurado.

Quando é indicado o uso desse tipo de Restauração?

Como todo procedimento, vai depender do caso e necessidade do paciente o uso dessas Restaurações com resina, e é necessário uma avaliação do caso para identificar melhor o contexto.

De uma forma geral, nós indicamos aqui no Instituto Thais Fernandes esse procedimento nas seguintes situações:

  • Recuperação de dentes cariados; 
  • Dentes fraturados;
  • Reconstrução de desgaste dentário, que pode acontecer com Bruxismo, por exemplo;
  • Reconstrução de dentes (ex.: dentes conóides);
  • Correção de pigmentação dentária;
  • Proteção de raiz exposta devido a uma retração gengival;
  • Remoção de manchas dentárias;
  • Entre outras.

Você conhecia a Restauração com resina? Caso não ou ainda tenha algum tipo de dúvida, fique a vontade para entrar em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento ou redes sociais.Conheça também os tipos de clareamentos dentais para potencializar a beleza do seu sorriso.