Uma das coisas que mais preocupam as mulheres ultimamente é a estética da pele e, acreditem, muitos homens estão se preocupando com isso também. Maquiagem, sol, poeira, vento, envelhecimento, poluição das grandes cidades são fatores que interferem na saúde e beleza da pele e do rosto.

Para que uma pele suporte tudo isso, é preciso que ela esteja saudável e bem cuidada. Por isso, é muito importante que tenhamos atenção nos cuidados e no uso de algumas técnicas que podem retardar a perda de colágeno com o tempo.

Para que você possa entender melhor, o colágeno é naturalmente produzido pelo nosso corpo e ele é uma proteína essencial que traz firmeza e elasticidade para a nossa pele. 

Com o passar dos anos, os níveis de colágeno do nosso corpo são reduzidos de forma natural e é por conta disso que notamos o surgimento de linhas de expressão, rugas, aumento de flacidez, entre outras questões.

Ter uma rotina de cuidados com a pele é muito importante, porque assim conseguimos prevenir e retardar os efeitos desses fatores que prejudicam a pele. Usar protetor solar todos os dias, mesmo dentro de casa, é um hábito que ajuda muito, porque até mesmo as luzes de aparelhos, como celulares, computadores e TVs podem prejudicar a nossa pele. 

Qual a melhor dica para evitar a perda de colágeno da pele?

Bom, além do uso do protetor solar diariamente, a alimentação tem bastante influência na perda de colágeno. Tente se alimentar bem e de forma saudável o máximo que puder, porque os nutrientes dos alimentos que você ingere serão os responsáveis por sintetizar e preservar a perda de colágeno da pele. Tenha sempre na sua dieta alimentos ricos em Vitamina C, como laranja, limão e mamão, além de carnes, ovos e castanhas.

Agora, uma dica de ouro que sempre indico para os meus pacientes é a utilização de bioestimuladores que ajudam na elasticidade da pele, estimulam a produção de colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor com resultados naturais e progressivos. 

Os bioestimuladores podem ser:  Radiesse, Sculptra, Ellansé e os fios de PDO. Utilizando esses produtos, cuja a indicação varia para cada caso, vamos fazer uma “poupança de colágeno” e um gerenciamento do envelhecimento. 

Como usamos esses bioestimuladores?

Os injetáveis (sculptra, radiesse e ellansé) são aplicados na derme da pele e estimulam a produção de colágeno, que reduz a flacidez e aumenta a sua espessura, recuperando o volume e o contorno da face, que são perdidos por conta do envelhecimento natural.

Os fios de PDO são 100% absorvíveis e promovem a suspensão dos tecidos da face, além de estimularem a produção de colágeno. Ou seja, eles promovem um  lifting facial, que significa “levantar” a face, trazendo de volta jovialidade e firmeza para a pele.

Cada paciente tem indicação para um procedimento específico, por isso procure sempre um profissional capacitado para avaliação individual do seu caso!

E então, conseguiram entender de forma clara sobre o processo de perda de colágeno? Espero que sim e caso tenha qualquer dúvida sobre este assunto ou outros, fiquem a vontade para entrar em contato comigo que estarei a disposição para esclarecimentos.